Empreendedorismo e crescimento profissional: um olhar social

O empreendedorismo é, hoje, bastante comum enquanto opção de carreira e caminho para o crescimento profissional. Seja pela flexibilidade, pela autonomia ou pelo desejo de tirar do papel uma ideia que nasceu de um sonho, são diversas as pessoas que entram no mundo do empreendedorismo ou então que decidem largar o emprego vigente e migram para ele.

No Brasil, apenas do último ano para cá, novos 3,9 milhões de empreendimentos foram formalizados como micro e pequenas empresas (MEIs), segundo a Bem Paraná, tendência que promete perdurar pelos próximos anos – e com motivo. Afinal, embora empreender carregue seus desafios, os benefícios são diversos.

Nesse artigo, você vai descobrir como o empreendedorismo está associado ao crescimento profissional sob um olhar social e humano. Continue conosco!

Os benefícios e desafios do empreendedorismo

É inegável que a criatividade, a mente visionária e a ousadia de começar são fatores fundamentais para que alguém se torne empreendedor. Independente do ramo ou da área desse novo empreendimento, certamente há desafios no caminho e, felizmente, também há os benefícios.

Como desafios, destacam-se:

  • Falta de incentivo e suporte: muitos novos empreendedores precisam iniciar essa etapa sem um auxílio externo, sem o suporte necessário para se manterem nesse começo que é tão difícil: sem patrocinadores, investidores, estrutura…
  • Medo de começar: o receio da frustração, a insegurança pela falta de uma solidez, o medo de perder recursos e tempo – tudo isso também se enquadra como um dos maiores desafios do empreendedorismo;
  • Não saber quais os primeiros passos: o que fazer, exatamente? Alugar um local? Comprar os primeiros produtos e itens necessários? Capacitar-se e mergulhar nos estudos e cursos? Não saber exatamente por onde começar é, sem dúvida, um desafio bastante presente na vida do empreendedor.

Como benefícios, em contrapartida, destacam-se:

  • Autonomia: não estar sujeito a um chefe é um dos maiores benefícios do empreendedorismo. A liberdade e a autonomia de criar os próprios processos e métodos de trabalho certamente é uma das maiores vantagens do empreendedorismo;
  • Flexibilidade: e ligada a autonomia, também a flexibilidade: de horários, de tempo trabalhado, férias, etc.
  • Visão de crescimento: uma vez que o empreendedor é o fundador de seu próprio negócio, ele pode estabelecer suas próprias metas e elaborar sua perspectiva de crescimento, os meios como chegar até lá, e assim por diante.

O empreendedorismo na Associação Uma Vida

Embora haja desafios, os benefícios e vantagens do empreendedorismo são atrativos o suficiente para conquistar as pessoas e trazê-las para esse ramo: donos de seus próprios negócios, marcas, produtos, serviços, uma nova chance de vida… estamos falando do empreendedorismo como saída social, oportunidade de crescimento profissional e herói para muita gente: uma chance de pessoas vulneráveis socialmente alcançarem uma melhor qualidade de vida a partir de seus negócios.

Nós, da Associação Uma Vida, vemos isso na prática cotidianamente: pessoas sem esperança que, ao entrarem no mundo do empreendedorismo, encontram uma nova perspectiva, novas esperanças e uma fonte de renda para sustentar a família e fazer a vida acontecer com melhores condições.

Muito além de apenas conceder cestas básicas e suprimentos para viver – o que também fazemos – preocupamo-nos em proporcionar às pessoas da nossa comunidade, um meio para que possam ganhar seu próprio sustento por si próprios.

Para isso, oferecemos cursos como artesanato, manicure, barbearia, confecção de bijuterias e ainda outros, que colaboram para que o aluno tenha condições de abrir seu próprio negócio com o conteúdo aprendido, transformar o meio em que vive, sentir-se inserido socialmente e gerar renda para a comunidade, além de ter uma melhora na qualidade de vida.

Leia outros dos nossos artigos!

Veja as formas que você pode contribuir:

Faça uma doação

Sua contribuição, por menor que seja, nos permitirá continuar oferecendo aulas de música gratuitas e de qualidade para essas crianças e jovens.

Seja um voluntário

Compartilhe seus talentos e habilidades, seja como professor de música, doador de instrumentos, ou qualquer outra forma que possa contribuir para o nosso projeto.

Divulgue o projeto

Compartilhe esta mensagem com seus amigos e familiares, nas redes sociais e em sua comunidade. Quanto mais pessoas conhecerem o nosso trabalho, mais vidas poderemos transformar.

Quer ficar por dentro de nossas notícias?

Preencha o campo abaixo para participar!